domingo, 9 de setembro de 2007

História da GM (General Motors)

A GM é uma montadora de automóveis fundada em 1908, sendo na altura a empresa proprietária da Buick. No ano seguinte a GM adquiriu as marcas Cadillac, Oldsmobile, Pontiac e a Chevrolet, totalizando mais de 30 empresas até 1930. Em 1923, Alfred Sloan Jr assumiu a presidência do grupo, na altura responsável pela comercialização de 10% no mercado americano. Quando saiu, em 1956 a GM era já a maior montadora de automóveis do mundo.

Na década de 20, a GM comprou a empresa de carros Yellow Coach, que produzia os populares carros amarelos americanos. Nos anos 20 e 30, a GM expandiu-se para a Europa, principalmente para a Alemanha, o que lhe valeu acusações, após o final da segunda guerra mundial, de ter fabricado caminhões que contribuíram para a formação da frota militar nazista. No entanto, os negócios acabaram quando os EUA entraram na guerra contra a Alemanha em 1941. Durante a guerra, a GM converteu quase todas as suas fábricas para a construção de material militar. Após o fim da guerra a produção de automóveis da empresa cresceu muito, com uma série de novos carros das diferentes marcas do grupo, melhoradas por várias inovações técnicas e de design.

No início da década de 70, a GM lançou um ambicioso programa tendo em vista a remodelação de todos os seus produtos para que se tornassem mais económicos. Assim os carros passaram a ser mais leves e menores embora sem prejudicar o conforto. Em 1984 a GM associou-se à Toyota para produzir um pequeno carro, o Chevrolet Nova, que foi lançado no mercado em 1985. Foi uma aliança até então inédita entre firmas americanas e japonesas. Em 1996, a GM foi a primeira montadora a produzir um automóvel elétrico em escala, o EV1.

Atualmente, a GM passa por uma fase complicada, tendo seguidos anos de prejuizo e várias fábricas fechadas devido à produção de veículos que consomem muito combustivel e também pela forte alta do preço do petróleo, porém conta com um plano de reestruturação economica.

Logotipos:

Subdivisões:

Buick, Cadillac, Chevrolet, GMC, Holden, Hummer, Opel, Pontiac, Saturn, Saab, Vauxhall



Afiliadas:

GM Daewoo (50.9%) | Suzuki (3%) | Wuling (34%)



Parceiras:

Isuzu | Subaru | Lada




Colaborem com o blog, envie-nos fotos e informações!!!

marcosact@hotmail.com com assunto ChevetteCar

0 comentários: